terça-feira, 24 de agosto de 2010

Pouco para você, muito para nós!

       Pouco para você, muito para nós: projeto envolve 60 crianças da creche de Cocal e busca a valorização do idoso no dia a dia
       Solidariedade, amor, união, amizade e respeito com o idoso. Essas são as palavras chave do projeto “Pouco para você, muito para nós”. Desenvolvido pelos profissionais da creche municipal de Cocal do Sul Morada da Alegria, ele busca trabalhar os valores nas crianças para que os costumes não se percam com a era da modernidade e do individualismo, o que gera falta de respeito e humanização, principalmente com os mais velhos.
       Além do aprendizado na instituição, o projeto foca o lado social. O trabalho teve início com a visita dos profissionais e alguns pais das crianças em quatro asilos de Criciúma para ter conhecimento das necessidades e realidade. A partir daí, os professores começaram a trabalhar as palavras que descrevem os valores do ser humano e como deve ser na prática o ensinamento para os 60 bebês e crianças da creche.
      O trabalho foi lançado nesta terça-feira, 10. Os profissionais juntamente com as crianças estão entregando em 17 pontos comerciais caixas grandes decoradas, por eles mesmos, e que chamam a atenção para a valorização do idoso. O primeiro local foi na prefeitura municipal onde foram recebidos pelo prefeito, Nilso Bortolatto e o secretario de educação, Arlei Boselo Ponciano. Nas caixas, as pessoas vão poder colocar suas doações, como: leite, meias, pantufas, fraldas descartáveis para adulto, cobertores e alimentos não perecíveis. Toda a arrecadação será entregue para um desses asilos visitados. Também estão sendo distribuídos panfletos em todos os estabelecimentos da cidade para a divulgação do trabalho.
        De acordo com a diretora, Mirttiz Guglielmi Bez Fontana todos os anos a creche desenvolve um projeto que marca e faz a diferença no dia a dia das crianças, pais e professores. “Em 2010 estamos buscando a valorização dos idosos e resgatando alguns valores que estão se perdendo. Estamos plantando uma sementinha em cada criança de como o idoso deve ser visto. Nos asilos podemos constatar uma vida de abandono para muitos idosos. Isso é muito duro e precisa mudar. Os valores não podem se perder e as pessoas não podem crescer frias, como se isso fosse a coisa mais normal do mundo. Queremos plantar o verdadeiro sentido e ensinar nossas crianças a crescerem com um olhar de respeito perante aos idosos a que tanto devemos”, destaca.
        Baile no asilo vai marcar a entrega das doações com troca de carinho e atenção das crianças
        As caixas permanecerão nos locais de arrecadação durante todo mês de agosto. Toda a arrecadação será entregue em um asilo de Criciúma, aquele que mais precisa, em uma tarde diferente, na primeira semana de outubro, quando é comemorado dia do idoso. As crianças da creche Morada da Alegria, profissionais, pais, APP e CRAS farão a entrega das doações com uma surpresa. Um baile será oferecido para animar a tarde com dança e muita alegria na instituição. Os clubes de mães também estão engajados neste projeto. Na tarde diferente, elas farão a doação de uma toalha com os valores escritos. “As crianças terão contato direto com os idosos e tudo o que aprenderam será colocado em prática. Isso vai desde o cumprimento, aperto de mão até a troca de carinho”, afirma Mirttiz.
         De acordo com as professoras Rosana Bez Birolo e Cris Lopes para os idosos não tem presente melhor do que as crianças. “Nosso objetivo é levar um pouco de alegria, carinho e atenção a essas pessoas deixadas de lado pela família. Além disso, queremos sensibilizar os pequenos para que cresçam com gestos de respeito e valorização diante dessas pessoas mais velhas”, explicam. As professoras destacam ainda que o projeto já mostra resultado positivo no aprendizado das crianças. “Elas estão levando o ensinamento para casa. Falam dos avós, como eles são, trazem as histórias, pedem para ir visitá-los e demonstram carinho”, dizem.
          Desde já a Creche Morada da Alegria agradece o apoio do comércio, veículos de comunicação e comunidade em geral pelas doações. “É muito importante a participação de todos para que possamos de fato minimizar um pouquinho da dura realidade vivida pelos idosos nessas instituições”, finaliza Mirttiz.


Mais informações pelo telefone – 3447-1471 (Creche) ou 9985-9370, Mirttiz.