sábado, 9 de outubro de 2010

GESTOS DE SOLIDARIEDADE QUE FAZEM A DIFERENÇA

        Crianças da Creche levam baile, carinho e doações para o Asilo São Vicente

        Uma tarde diferente. Foi assim que ficou marcada a ação da Creche Morada da Alegria, de Cocal do Sul em comemoração ao dia do Idoso no asilo São Vicente de Paula, em Criciúma. Crianças levaram para a instituição carinho, atenção, solidariedade, respeito, alegria e muita música. Iniciativa que fez diferença no dia a dia de muitos idosos. Manoel Mattias é um deles. Há 15 anos no asilo, ele recebeu com satisfação as visitas. “Eu adoro. Abre o coração e a alma. É sempre uma alegria ver gente nova, que vem conversar, traz uma palavra amiga, sem contar que as crianças são uns anjos e nos trazem boas energias.” afirma.        
        Familiares das crianças, jovens que fazem parte do ProJovem, clube de mães e terceira idade do município também participaram levando alegria para os 68 idosos. Alimentos, material de higiene, fraldas e roupas foram entregues. Doação possível através da campanha realizada com a ajuda do comércio da cidade. O encontro foi encerrado com um baile animado pelo gaiteiro Genésio e um café colonial oferecido para 200 pessoas. O clube de mães presenteou os idosos com uma toalha higiênica bordada com palavras de valorização aos mais velhos. A ação faz parte do projeto “Pouco para você, muito para nós” desenvolvido pelas educadoras, ele busca trabalhar os valores nas crianças para que os costumes não se percam com a era da modernidade e do individualismo, o que gera falta de respeito e humanização, principalmente com os mais velhos. Os professores trabalham palavras como respeito, solidariedade, união, amor e amizade. O ensinamento foi passado para os 60 bebês e crianças da creche.
         De acordo com a diretora, Mirttiz Guglielmi Bez Fontana o importante é que esse tipo de ação não fique somente num dia, mas que se torne algo cotidiano. “A interação das crianças, curiosidade, troca de carinho, a conversa com os pequenos foi de grande valia já que trabalha nosso projeto na prática. Queremos a valorização dos idosos e resgatar alguns valores que estão se perdendo. Esta é uma sementinha que plantamos em cada criança para que cresçam solidárias e respeitosas” ressalta. A dona de casa Leonira Maria Faller acompanhou o filho Jackson durante a visita e observa que depois dos ensinamentos passados pelas professoras da creche, ele ficou mais carinhoso com os avós e brincalhão. “Nós temos dois idosos em casa. Convivemos diariamente e sabemos o quanto é importante à atenção.