domingo, 13 de abril de 2014

História: “Como a girafinha Flor fez uma descoberta”


Autora: Teresinha Casasanta
Com intuito de uma nova readaptação na nossa sala Mista I, trouxemos uma história onde as crianças adoraram a personagem principal, a “Girafa”. Por ser um animal diferente, legal e atraente, nos levou a ensinar vários temas como: as cores, as formas, o comprimento, a alimentação, igual x diferente, amizade, a socialização e readaptação da nossa sala... Conforme o planejamento, cada tema uma surpresa! Assim, aprimoramos também a linguagem oral e corporal; criamos e desvendamos desafios; manipulamos diversos materiais pedagógicos e unimos o grupo por meio do afeto e respeito.
No primeiro momento, nós contamos a história para as crianças que ficaram bem curiosos com o final da mesma, pois a girafinha descobriu que não precisava ir até a cidade para encontrar amigos e sim durante todo o trajeto feito na floresta. A Girafa Flor encontrou vários amigos e neste momento refletimos com as crianças sobre a importância da amizade.
Em outro momento, cantamos a música: “O pescoço da girafa” que tem no DVD da “Galinha Pintadinha”; conversamos sobre a amizade, as cores, formas e altura. As crianças pintaram uma girafa grande com pescoço bem comprido de guache e fizeram as pintinhas dela. Aproveitamos então, para medir nossas crianças; quem é o menor, o maior da sala ou do mesmo tamanho... Foi muito legal! Colamos a foto de cada criança no pescoço da girafa para representar cada altura.
Fizemos a Girafa Flor de cartonagem com rolinho de papel higiênico.
Construímos um quebra cabeça da girafa, que ajudou os pequenos a identificarem as partes do corpo da mesma.
Construímos uma dobradura da girafa onde puderam pintar e mostrar sua criatividade.
Brincamos com desenhos cujos nomes iniciavam com a letra Gde “Girafa”, onde elas identificavam o desenho com o nome do mesmo.
No final de todas as atividades, surgiu a ideia de expor as atividades realizadas. Então, as crianças pintaram uma árvore de papel pardo com as frutinhas de revistas e confeccionamos nuvens com fibra colada. Nosso objetivo da exposição foi que os pais das nossas crianças visualizassem e elogiassem seus filhos. 
 

TURMA MISTA I
PROFESSORAS: ELISÂNGELE, LUCIANA E ALINE