segunda-feira, 31 de agosto de 2015

QUE SOM É ESSE?

Registrar as canções que as crianças cantam, inventam com ou sem a nossa intervenção direta é uma ação importante, para podermos avaliar estas produções com as crianças e para termos a possibilidade de trocar com outros grupos de crianças.
Na Instituição de Educação Infantil Morada da Alegria, turma do maternal I, as profissionais confeccionaram um mural musical com a participação de todas as crianças, estavam  envolvidas  em escolher suas gravuras de acordo com a canção que gostavam de ouvir.
Foi disponibilizado instrumentos musicais que instigaram todas as crianças a explorarem os mesmos de forma convencional (Gaita, violão, bateria... ) e não convencional ( talheres, baldes, tampas, copos , chaves ...).
No primeiro momento foi  apresentado os instrumentos não convencionais.  As crianças soltaram  a imaginação brincando  de fazer comidinha mexendo nas panelas, descobriram o  barulho que uma tampa fazia ao tocar na panela, também  mostramos os sons que podiam fazer com as tampas e colheres batendo nas mesmas, foi uma barulheira, algumas crianças fazendo os mais diversos sons e outras fazendo “comidinha”.

O mural e os  instrumentos musicais  ficaram  expostos   sala de aula e para que diariamente as crianças pudessem visualizar, tocar nos personagens e cantar as músicas relacionadas.